Peixe Dourado

Carassius arautus - china (outros nomes: peixe vermelho, kinguio, japonês e goldfish.)
Origem: china
Data de origem: 1758
Esperança de vida: 6 a 20 anos
Nome científico: carassius auratus
Família: cypriniformes - cyprinidae
Tamanho: 0 para 30 cm
Temperatura: 10 para 26 °c

Introdução
Este peixe de temperamento bastante pacífico é comprido (pode atingir 20cm) e delgado vivendo em todos os níveis do aquário. A cor predominante é o vermelho-alaranjado. Este é provavelmente o peixe mais comum e conhecido entre os aquariofilistas principiantes.
O peixe dourado é descendente da carpa (carassius carassius) e teve origem na China à mais de mil anos. Estavam então reservados à realeza e eram mantidos em vasos cerâmicos e potes de vidro grandes. Anos mais tarde foram introduzidos nos jardins reais e começaram a reproduzir-se muito depressa.
O peixe dourado também chamado de peixe vermelho ou Kinguio e internacionalmente de Goldfish é o peixe mais antigo e popular vendido em todo o mundo. São peixes de água fria, ideais para lagos (não qualquer lago, tem que ter dimensões e parâmetros ideais à espécie), mas também se podem manter em aquários grandes principalmente as variedades mais lentas.
Existem à venda cerca de 125 variedades reconhecidas actualmente. Contudo continuam a não receber o devido respeito e tratamento que merecem, já que a maioria das lojas os continuam a vender como peixes resistentes para iniciantes e que podem facilmente viver em aquários minúsculos e sem condições como os de bola.


Variedades
Foram criadas mais variedades e os japoneses que se interessaram pelo peixe dourado continuaram a estudar estes peixes e a fazer mutações, distribuíram no em todo mundo e dai o peixe dourado também ser conhecido como “peixe japonês”. Inventaram as variedades : Shubunkin, Ryukin, Demekin, Tosakin, Jikin, Wakin e Hamanishiki.
A coloração depende da composição da água, temperatura, alimentação e genética.
Encontram-se nas seguintes colorações: branco e vermelho, Laranja, amarelo, azul, Castanho escuro, preto, esverdeado, calíco e bicolor (branco e vermelho, preto e amarelo, etc).

Variedades existentes mais conhecidas
Peixe dourado comum, Cometa, Shubunkin, Cauda de veu, Celestial, olhos de bolha, Escama de perola, Telescópio, Ryukin, Pompom, Oranda, Fantail (duas caudas, cauda de leque), Ranchu, Cabeça de leão, Phoenix (peixe ovo), Olho de dragão, Cabeça de sapo.

Alojamento
Se pretende criar mais de dois destes peixes, considere aquários acima de 100 litros.
Decore com areia grossa e pequenas pedras arredondadas ou sem superfícies pontiagudas.
Excepto os cometas os peixes dourados tem um nadar lento e preferem mais espaço horizontal do que vertical.
A água deve ser oxigenada por plantas oxigenantes ou por uma bomba de ar e necessita de um filtro, pois estes peixes adoram remexer o fundo do aquário e nas raízes das plantas pelo que ficam muitos sedimentos na água.
Plante o aquário de modo a deixar bastante espaço para os peixes nadarem à vontade. Coloque plantas resistentes de folhas rijas, visto que são peixes que adoram vegetação vão querer mordiscar uma ou outra planta. Enterre muito bem as raízes ou coloque pedras pesadas em redor, para que não sejam desenterradas.
Coloque a temperatura entre os 15 e os 20 C que eles apreciam. Se a temperatura oscilar para cima e para baixo mais de 5 C, os peixes vão ficar stressados, chegando a ficar doentes e vulneráveis a parasitas e bactérias e pode ser fatal.

Alimentação
Os peixes dourados, ao contrario do que se pensa, são igualmente frágeis ou mais que outros peixes de aquário, requerem mais cuidados: alto nível de oxigénio e uma alimentação balanceada de vegetais e produtos animais.
Escolha flocos ou granulado.
Peixes como os Orandas, cabeça de leão, pompons e Ranchu, necessitam de uma dieta rica e variada. Gorduras e Carbohidratos proporcionam mais energia, a fibra é importante para o sistema digestivo funcionar correctamente.
Peixes dourados são Omnívoros, podem comer frutas, verduras, cereais e carne.
Pode-se dar: pepino, espinafres, brócolos, couve flor, larvas de mosquito, moscas de fruta, caranguejo, camarão. A principio não é fácil eles comerem estes alimentos, mas acostumam-se. Mas após provarem, será melhor manter esse tipo de alimentos, pois senão começaram a comer as plantas.

Dicas e cuidados a ter
Antes de comprar os peixes deixar o aquário ciclar (ver ciclo do azoto), o aquário necessita de formar bactérias nitrificantes, que transformam os elementos tóxicos.
Os peixes dourados preferem águas calmas, sem grande agitação.
Não alimentar demasiado, dar o que for comido em cerca de 2 minutos. Comida em demasia polui o aquário e prejudica a bexiga nadatoria.
Quanto maior for o aquário menores serão os cuidados necessários e o tempo de manutenção.
Um aquário com peixes em demasia é o mesmo que ter um aquário pequenino: não tem as condições necessárias.
Verifique os parâmetros da água.
Faça mudanças parciais de água de 10 a 20 % uma vez por semana. Não coloque água sem ser tratada (retirar cloro e materiais pesados). Após cada mudança de água coloque uma colher de chá de sal marinho por cada 5 litros de água.
Não misture peixes rápidos com peixes lentos ou peixes tropicais. Mantenha os padrões e necessidades de cada variedade.
Não compre peixes se não tem tempo nem consegue dar as condições favoráveis à sua manutenção e qualidade de vida.
De vez em quando dê alimento vivo aos peixes. Existe à venda nas lojas da especialidade (aquariofilia).
Compre alimento próprio para peixes dourados.
Se tiver duvidas procure informação ou peça ajuda a alguém especializado, não invente.
Acasalamento Atingem a maturidade sexual, por volta dos 8 meses.
Normalmente na primavera é a altura em que se reproduzem.
O macho apresenta grãos brancos, semelhante a pedras de sal, nas branqueas (bochechas) e nas barbatanas peitorais.
O sexo destes peixes é o mesmo que a zona anal, na fêmea pode ver-se uma pequena saliência. No macho existe um afundamento da zona.
As fêmeas são mais gordas e barrigudas e os machos mais elegantes.

0 comentários: